opará
OPARÁ – Onde Nasce o São Francisco
Textos: Rosely Nakagawa, Diógenes Moura e Darlan Alcântara de Pádua
Idiomas: português, inglês e espanhol
Dimensões: 26 × 29 cm
Páginas: 144
Valor: R$ 90,00
Venda: Direto com o autor pelo email marco@marcoalves.com.br
Clique na capa para ver o livro até a página 46.
“Este ensaio sobre a Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi iniciado há cerca de 10 anos, acompanhando o movimento das nuvens, a força das águas, o crescimento das árvores, as secas, as chuvas e as pedras. Desde então, Marco vem construindo sua paisagem a partir da contemplação e relação entre estes elementos na Serra da Canastra.
No movimento oposto aos trabalhos documentais, de suma importância para a preservação, Marco atribui a estas paisagens a sua dimensão poética, através da visão contemplativa de quem aprende com a natureza e faz parte dela.”
Rosely Nakagawa – Curadora de Fotografia
“Opará (nome indígena do rio São Francisco) nasce em São Roque de Minas, na Serra da Canastra. A primeira imagem que aqui está – água corrente em velocidade própria – abre a série que Marco Alves realizou durante os últimos seis anos naquele local. A serra faz parte da sua vida e, por isso mesmo, esse trabalho acompanha um olhar voltado para dentro. Trata-se de uma imagem abstrata, um anúncio, mas não um anúncio exterior. É uma fotografia que sugere um código. Propõe ao espectador a dúvida do que virá a seguir”
Diógenes Moura – Escritor e Curador de Fotografia